OS DEZ MELHORES FILMES DE 2014

Chegamos ao fim de 2014 e à primeira virada de ano do Razão de Aspecto. São apenas 6 meses desde o lançamento do Blog, mas este tempo foi suficiente para aprendermos muito e para nos divertirmos ainda mais com uma atividade que exercemos única e exclusivamente por paixão: discutir cinema.  Publicamos 26 textos com críticas de cerca de 20 filmes, alguns textos sobre TV e outros textos com indicações de filmes no Netflix. Nossa modesta página no Facebook alcançou mais de 1000 seguidores. Se tivéssemos nossa retrospectiva do Facebook,  a frase "foi um grande ano" não teria nenhum grau de hipocrisia. Para 2015, planejamos continuar publicando críticas de forma regular, implementar uma publicação semanal de de "dicas de bons filmes disponíveis no Netflix e outros serviços on line ou on demand", sempre com o objetivo de tornar o Razão de Aspecto mais interessante e mais informativo para os nosso leitores.

Este será o primeiro TOP 10 anual do Blog, e esperamos que seja o primeiro de muitos. Elaborar esta lista não foi uma tarefa fácil, porque não faria sentido fundamentar todas as opiniões em meros critérios de gosto. Sempre haverá subjetividade e certo grau de arbitrariedade na elaboração de qualquer lista, afinal, nenhum crítico e cinema teve acesso a todos os filmes do mundo produzidos em 2014, e é impossível que um ser humano opine sobre qualquer tema, especialmente sobre arte, de forma totalmente desapegada dos próprios gostos, da própria formação e das próprias influências. Dessa forma, procuramos estabelecer alguns critérios:

a) a escolha baseou-se na lista de filmes que foram lançados em circuito comercial, no Brasil, em 2014, a qual você pode acessar clicando aqui;
b) foram excluídos filmes que concorreram ao Oscar em 2014, porque alguns deles constavam da minha lista pessoal de melhores filmes de 2013 - cuja primeira posição foi ocupada por Ela, de Spike Jonze;
c) manteve-se equilíbrio de gêneros, origens e nacionalidades. Não foram selecionadas somente produções de Hollywood.

Na lista, há um grande filme brasileiro, uma grande filme Polonês e diversas outras grandes produções. Há filmes de arte e blockbusters; á drama, suspense, comédia, ficção científica e fantasia. Algumas ausências, infelizmente, foram inevitáveis, como a de Woody Allen, e algumas presenças foram indispensáveis, como as de Lars Von Trier e Wes Anderson, como diretores, e de Jake Gyllenhaal, como ator, em duas das obras da lista.

Por fim, a lista será apresentada em ordem decrescente, constando nome do filme, foto, sinopse, trailer e link para crítica do filme no Razão de Aspecto, quando houver, ou em outro site especializado, quando não tivermos publicado nenhuma crítica sobre o filme em questão. Tenham em mente que, para o Razão de Aspecto, a classificação de todos os filmes do nosso TOP 10 é de 5 estrelas, independentemente das classificações dadas pelas críticas indicadas. O critério para escolhas das críticas externas foi o da qualidade do texto, não necessariamente do da convergência total de opinião.!

Esperamos que gostem. 

-------------------------------------------------------------------------------


MENÇÃO HONROSA: GUARDIÕES DA GALÁXIA



Sinopse:Peter Quill (Chris Pratt) rouba uma esfera desejada pelo vilão Ronan. Devido ao furto, passa a ser procurado por vários caçadores de recompensas. Na tentativa de escapar, une-se a quatro personagens: Groot, uma árvore humanóide (dublada por Vin Diesel), Gamora (Zoe Saldana), o texugo Rocket Racoon (com voz de Bradley Cooper) e Drax, o Destruidor (Dave Bautista). O personagem principal descobre que a esfera roubada possui um poder capaz de transformar o universo e passa a proteger o objeto para salvar o futuro. O longa é baseado nas HQs da Marvel.




Leia aqui a crítica de Pablo Villaça, no Cinema em Cena.


10- AMANTES ETERNOS




Sinopse: Essa é a história de amor entre dois vampiros muito antigos, Eve (Tilda Swinton) e Adam (Tom Hiddleston), imortais cansados profundamente incomodados com a evolução da humanidade. Há séculos vivem uma relação de cumplicidade e muito amor, que será abalada pela aproximação da irresponsável irmã caçula de Eva, a jovem Ava (Mia Wasikowska).




Leia aqui a crítica de Daniel Guilarducci, no Razão de Aspecto.


9- IDA



Sinopse: A jovem noviça Anna está pronta para prestar seus votos e se tornar freira. Antes disso, ela descobre que seu verdadeiro nome é Ida e que tem uma tia chamada Wanda. Durante a visita, as duas mulheres embarcam numa viagem à descoberta de si próprias e do passado que têm em comum. As revelações levam Anna ao início de uma jornada para desvendar as suas raízes e confrontar a verdade sobre a família.




Leia aqui a crítica no site Plano Crítico.


8- O HOMEM DUPLICADO



Sinopse: Um entediado professor de história descobre acidentalmente a existência de um sósia seu, um ator, quando assiste a um filme indicado por um colega. Ele, então, resolve ir atrás de seu duplo, envolvendo sua namorada e a esposa dele, em uma trama de suspense que muda a vida a vida de todos os personagens.




Leia aqui a crítica de Pablo Villaça, no Cinema em Cena.


7- SOB A PELE



Sinopse: Laura é uma E.T. na Terra, disfarçada como uma bela mulher, que vaga por estradas remotas atraindo presas humanas com sua sensualidade. Tudo muda quando ela começa a compreender a complexidade da vida dos seres humanos, até então suas vítimas.




Leia aqui a crítica de Pablo Villaça, no Cinema em Cena. 


6- GAROTA EXEMPLAR



Sinopse: Quando Amy Dunne desaparece no dia do seu aniversário de casamento, o marido Nick se torna o principal suspeito . Com o apoio da sua irmã gêmea, Margo, Nick tenta provar a sua inocência. 




Leia aqui a crítica de Maurício Costa, no Razão de Aspecto.


5- O LOBO ATRÁS DA PORTA



Sinopse: Depois que uma criança é raptada, três pessoas envolvidas no caso são interrogados na delegacia. Sylvia (Fabiula Nascimento) e Bernardo (Milhem Cortaz) são os pais da vítima. Rosa (Leandra Leal) é a principal suspeita e amante de Bernardo. Os três prestam depoimentos contraditórios e, aos poucos, nos levam aos recantos mais obscuros dos desejos, mentiras, carências e perversidades do relacionamento desses três personagens conturbados.




Leia aqui a crítica de Pablo Villaça, no Cinema em Cena.


4- BOYHOOD



Sinopse: Em tom quase documental, filme mostra a vida de Mason, um menino, dos 8 aos 15 anos de idade e os primeiros amores, os conflitos em família, a mudança de escola e o sentimento constante de desgosto e admiração pela vida e pelos parentes.




Leia aqui a crítica de Pablo Villaça, no Cinema em Cena.


3- O ABUTRE



Sinopse: Quando Lou Bloom, um homem ambicioso e desesperado por trabalho, entra para o jornalismo de crime na cidade de Los Angeles, ele ultrapassa a linha entre observador e participante para se tornar a estrela da própria reportagem. 




Leia aqui a crítica de Maurício Costa, no Razão de Aspecto.


2- NINFOMANÍACA- VOLUMES 1 E 2



Sinopse: Ninfomaníaca conta a jornada erótica de uma mulher, do seu nascimento aos 50 anos, pelos olhos da personagem principal, a autodiagnosticada Joe (Charlotte Gainsbourg). Em uma noite fria de inverno, o velho solteirão Seligman (Stellan Skarsgard) a encontra semiconsciente e machucada em um beco. Depois de levá-la ao seu apartamento, ele cura seus machucados enquanto tenta compreender como as coisas podem ter dado tão errado para a personagem. Em oito capítulos, escuta Joe recontar sua multifacetada e luxuriante história de sua vida.






Leia aqui e aqui as críticas de Pablo Villaça, no Cinema em Cena. 


1- O GRANDE HOTEL BUDAPESTE



Sinopse: Durante o período entre as duas guerras mundiais, um concierge de um famoso hotel na Europa faz amizade com um jovem empregado.Ambos se envolvem no roubo de uma pintura renascentista inestimável em meio às discussões sobre a herança de uma família, sob o pano de fundo das mudanças  na Europa nos anos 1920. 




Leia aqui a crítica de Maurício Costa, no Razão de Aspecto.

-----------------------------------------------------------------------------

Feliz 2015, desejamos muito cinema e muitas grandes e boas produções para ver e rever!

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.