Na telinha: PENNY DREADFUL



Gênero: Terror gótico, Drama, Thriller
Direção: Vários diretores (J. A. Bayona, Dearbhla Walsh, Coky Giedroyc, James Hawes)
Roteiro: John Logan
Elenco: Evan Green, Timothy Dalton, Josh Hartnett, Billy Piper, Harry Treadaway, Rory Kinnear, Reeve Carney, Danny Sapani, Helen McCrory, Simon Russell Beale.
Produção executiva: John Logan, Sam Mendes, Pippa Harris
Produção: James Flynn, Morgan O'Sullivan
Fotografia: Xavi Giménez
Montadores:  Bernat Vilaplana, Jaume Martí
Trilha Sonora: Abel Korzeniowski
Duração: aprox. 50 min por episódio.
Ano: 2014
Países: Reino Unido, Estados Unidos
Cor: Colorido
Estreia: 13/05/2014 (Brasil)
Distribuidores: Sky, Showtime
Exibido no Brasil pela HBO
Classificação: 18 anos

Sinopse: O explorador britânico Malcolm Murray reúne um grupo de indivíduos misteriosos no intuito de resgatar sua filha, Mina, sequestrada por seres sobrenaturais.



Nota do Razão de Aspecto:

Na Inglaterra do século XIX, popularizou-se um tipo de publicação de baixo custo, que trazia histórias policiais e sobrenaturais, invariamelmente sangrentas. Essas edições ganharam o apelido pejorativo de "penny dreadful" (algo como "centavo terrível"), por serem vendidas por apenas um penny (a menor moeda então em circulação). De alcunha jocosa, o termo "penny dreadful" passou a caracterizar todo uma variedade de ficção da Inglaterra vitoriana, especialmente popular nas classes trabalhadoras, entre as quais crescia a alfabetização e a capacidade - ainda que limitada - de gastar com entretenimento. Esses centavos terríveis seriam a mãe da pulp fiction americana.

Desse novo veículo de entretenimento, e aproveitando a efervescência do fim do Romantismo, do impacto da Revolução Industrial e dos cenários escuros e embaçados da cidade e do campo ingleses, surgiram histórias que cravariam suas facas nos arquétipos e memórias da literatura. Ali surgiram, por exemplo Sweeney Todd, o barbeiro assassino da Rua Fleet; e o Dracula de Bram Stoker não existiria sem a inspiração de Varney, the Vampire, um dos mais populares penny dreadfuls da época (e das obras de Polidori e Le Fanu, obviamente). Ainda que não tenham sido publicados nesse formato, o "Frankenstein", de Mary Shelly, o "Médico e o Monstro", de Robert Louis Stevenson, e "O retrato de Dorian Gray", de Oscar Wilde, bebem da mesma inspiração vitoriana, em que o indivíduo luta para conseguir respeirar em meio às mudanças tecnológicas e sociais intensas daquele século, quanto contra os próprios demônios internos por elas despertados. Quando Jack, o estripador, sangrou as ruas de Londres em seu penny dreadful real, a mente inglesa já estava preparada para se desesperar e se fascinar em igual medida.

Eis que, mais de um século depois, estreia uma série de tv que resgata o termo e a temática das histórias de terror gótico vitorianas. Se você só ouviu falar da obra, pode ter escutado algo como "é tipo a Liga Extraordinária, né?" - em referência à série de quadrinhos (ótima) do genial Alan Moore, ou à sua (péssima) adaptação cinematográfica de 2003. Nada mais equivocado. De fato, em ambas as séries a proposta envolve reunir personagens conhecidos da literatura vitoriana, e interligar suas histórias, para compor um grupo que protagonizará aventuras. Ambas são expressões claras dessa nossa quase incapacidade pós-moderna de criar novos personagens marcantes, tendo de, em vez disso, propor releituras e novas abordagens e continuações do que já foi feito antes.

As semelhanças param na aparência. Enquanto a Liga Extraordinária traz histórias mais aventurescas - ainda que devidamente doentes, como é bem do gosto de Moore (e meu) - na série Penny Dreadful o arco principal a ser resolvido pelos protagonistas ao longo da primeira temporada é o que menos importa. Um explorador inglês tem sua filha sequestrada por um grupo de seres sobrenaturais. Ele reúne um grupo para resgatá-la, e, se eles serão bem sucedidos ou não, você descobrirá ao final da temporada.

O importante em Penny Dreadful é... a tensão. Ao contrário do seus pais literários, a série não adota uma linguagem barata de terror. Os elementos tradicionais estão lá:  muito sangue, seres sobrenaturais - e, dada a maior liberalidade aparente do século XXI, uma sensualidade mais explícita. Mas a construção dos personagens (auxiliada por um elenco primoroso) e a forma como as histórias são contadas é o que hipnotiza.

O criador da série é John Logan, que, embora faça sua estreia na TV, é veterano no cinema, tendo escrito ou adaptado filmes conhecidos, como Gladiador (2000), O último samurai (2003), O aviador (2004), Sweeney Todd (2007, ahá!), Rango (2011), Hugo (2011), além do último e do próximo filme de James Bond, Skyfall (2012) e Spectre (2015). Dessa parceria com Sam Mendes no filme do agente secreto, nasceu a ideia de criar Penny Dreadful.

Um outro parentesco entre as produções de James Bond e Penny Dreadful está na presença de Timothy Dalton, um Bond excelente (entre 1987 e 1989) em dois filmes nem tanto. Reduzir o ator galês a um "ex-Bond" é, entretanto, um sacrilégio, uma vez que desde o final da década de 1960 ele presenteia a audiência com papeis marcantes (para citar apenas um, seu Heathcliff de "O morro dos ventos uivantes", na adaptação de 1970, é possivelmente o melhor de todos os tempos). É muito bem-vindo vê-lo com espaço para mostrar seu talento, com intensidade, dureza e carisma.

Seu Lord Malcolm Murray inspira-se em diversas figuras de exploradores ingleses tão comuns na era vitoriana, que vão do real David Livingstone ao ficcional Allan Quatermain. Dalton mistura firmeza, determinação e vaidades de explorador, com um passado de profunda culpa, além e momentos de maquiavelismo em prol do resgate de sua filha, Mina (Mina Murray, ring a bell?).

Para auxiliá-lo conta com a personagem que roubou completamente a primeira temporada - e parece voltar a fazê-lo na segunda:  Vanessa Ives, uma misteriosa vidente, paranormal, e amiga íntima de Mina. Interpretada por Eva Green, em um misto de irresistível beleza e contenção constante ao que parece assombrá-la internamente, Vanessa Ives é uma das principais responsáveis pelos rumos da história e pelas estranhas relações afetivas que são construídas. A personagem mistura religião, misticismo, demonologia, exorcismo, luxúria (quase sempre) contida e um mistério capaz de paralisar vampiros, nocautear psiquicamente outros médiuns, e os espectadores juntos. 

A esse par de protagonistas junta-se Josh Hartnett, o filho perdido de Richard Gere, no que é provavelmente o melhor papel de sua carreira. Hartnet interpreta Ethan Chandler. Na fachada, um pistoleiro norte-americano durão, um cowboy americano em Londres. Esse "papel muito bem representado", como diria Miss Ives, esconde um indivíduo capaz de se apaixonar por uma prostitua irlandesa tuberculosa (Billie Piper, distanciando-se de vez dos seus tempos de acompanhante do Doutor, que viveu de 2005 a 2009 em "Doctor Who) e ser gentil com os animais. Há pelo menos três momentos - isso em uma temporada de apenas oito episódios - que as ações de Chandler deixam o espectador boquiaberto e completamente tonto.

Outro núcleo de destaque é o que envolve os personagem de Harry Treadaway e Rory Kinnear. Treadaway interpreta um certo doutor da literatura do século XIX, particularmente obcedado por vencer a morte e por experiências com eletricidade. Kinnear (outro do elenco de James Bond a ser incorporado à série) é sua criatura primogênita, o resultado de suas
primeiras experiências, que volta para atormentar seu criador (e a sua primeira aparição na série é de arrebentar as entranhas de qualquer um). No embate entre esses dois personagens, e ao acompanhar os esforços da criatura em se adaptar ao mundo dos homens, temos os momentos mais Românticos (esse, o da letra maiúscula, não o da música brega) produzidos nos últimos anos. Entre citações de poesia, monólogos shakespeareanos (ao ouvir um, em especial, já ao final da temporada, se não torturar seu coração, saiba que o monstro é você) e flertes com o Fantasma da Ópera de Gaston Leroux, Kinnear consegue algo que não imaginava ver: superar, e com enorme folga, versão de Robert De Niro em Frankenstein de Mary Shelly (1994). 

Perpassando a temporada de uma forma tangencial, sem se envolver com a trama principal, mas... intimamente... relacionado com alguns dos protagonistas, esta o Dorian Gray de Reeve Carney. Lindo, andrógino e entediado como manda o figurino Wilde, Carney é outro a deixar para trás sua carreira mais luminosa (foi o primeiro protagonista na Broadway do musical do Homem Aranha - Turn off the dark) para mergulhar na escuridão da alma gótica vitoriana.

Não há personagens rasos em Penny Dreadful. Todos eles, dos protagonistas aos coadjuvantes, parecem esconder segredos, lados sombrios só intuíveis por seus interlocutores e por nós, a audiência. Todos, todos, tem seus demônios internos. Mesmo Brona, que não parece ter um segredo sobrenatural dentro de si, luta com o monstro da tuberculose, que bafeja a morte em cada pequeno momento de felicidade que consegue ter em sua vida decadente.

Vale uma nota especial para o trabalho de Abel Korzeniowski. Uma trilha sonora inapropriada pode destruir uma história de terror. O que temos aqui é exemplo oposto:  densa, tensa, intensa e dramática quando precisa ser, a trilha de Penny Dreadful envolve, enlaça penetra profunda e perfeitamente o que se vê no vídeo.

Para aqueles que conhecem MUITO sobre as histórias de terror vitorianas, e que captam detalhes e referências muito rápido, em alguns momentos Penny Dreadful pode soar um pouco previsível. Por outro lado, é interessante descobrir como os autores juntaram referências, ou fizeram alusões a certas histórias sem incorporá-las diretamente ao roteiro. Como mencionado, o que acontece pouco importa, e sim a condução da série. Há pelo menos uma morte desnecessária de personagem famoso (daquelas em que você pensa "podiam aproveitar mais o personagem". Um outra ressalva sobre a série é sua curtíssima duração, com apenas oito episódios. Para a segunda temporada, serão dez programas, o que poderá dar espaço para um desenvolvimento ainda maior das tramas.

Penny Dreadful é um oásis para quem gosta de terror clássico. Sem as mortes-após-mortes dos Jogos Mortais da vida, sem o fetiche pelos zumbis tão comum recentemente (que eu até compreendo, dado que vivemos em um mundo onde a maioria das pessoas parece morta mesmo). A série explora muito bem os simbolismos (desde sua abertura, com escorpiões, aranhas, morcegos, sangue, flores, e lâminas. É um mundo onde a paixão e a morte são inseparáveis, e onde o que se esconde nas sombras e nos cantos dos olhos só não amedronta mais do que o que o espelho reflete.

Damas e cavalheiros, estamos diante de terror gótico victoriano gourmet, no melhor dos sentidos da palavra. Pouca coisa pode ser melhor.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.